Maranhão na COP30: Governador Lança Programa de Agentes Ambientais Comunitários e Reforça o Protagonismo Indígena
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro de 2025, começou com um forte destaque para a contribuição dos estados da Amazônia Legal. O Maranhão, presente na capital paraense, não apenas participa dos debates globais, mas também lança iniciativas concretas focadas na inclusão social e na preservação da sociobiodiversidade.
Destaque para Povos Tradicionais com “Agentes Ambientais Comunitários”
Na abertura da Cúpula do Clima, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou o novo programa estadual “Agentes Ambientais Comunitários”.
A iniciativa é um reconhecimento direto do papel fundamental que as comunidades tradicionais e os povos originários maranhenses desempenham na vigilância e conservação dos biomas locais, como a Floresta Amazônica e o Cerrado. O programa prevê a concessão de 5 mil bolsas mensais no valor de R$ 300,00 para membros dessas comunidades, transformando o conhecimento tradicional em uma política de Estado para a defesa ambiental.
“Esses agentes serão protagonistas de uma política ambiental participativa, com resultados concretos e permanentes,” afirmou o secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, conforme divulgado pela Agro em Campo (10/11/2025).
Maranhão Reforça Suas Credenciais Ambientais
Além do novo programa, a gestão estadual utiliza a COP30 como vitrine para outras ações de sucesso. O programa “Floresta Viva Maranhão”, lançado em 2024 e considerado o maior viveiro público do Brasil, é um dos destaques, voltado para a recuperação de áreas degradadas e o estímulo à bioeconomia, como noticiado pelo Imirante.com (10/11/2025). O Maranhão também leva à discussão a pauta da inclusão feminina no campo com o programa “Terra para Elas”.
Em um movimento que reforça o compromisso com os povos indígenas, foi anunciado o lançamento de uma Universidade Indígena no Maranhão, a ser implantada no território Arariboia, atendendo a uma demanda do povo Guajajara.
O Contexto da COP30 em Belém
A realização da COP30 pela primeira vez no coração da Amazônia é um marco histórico, como destacou o Presidente Lula em seu discurso, ressaltando o desafio de sediar o evento em um estado amazônico. O segundo dia da Conferência (11 de novembro) foca no papel das cidades na luta contra a crise climática, um debate crucial que se alinha à necessidade de integrar políticas ambientais urbanas e rurais.
Aluno Maranhense na Vanguarda Jovem
A representatividade maranhense também se estende à juventude. A seleção de um aluno do Maranhão para representar jovens do Nordeste em um projeto de educação ambiental na COP30 simboliza o investimento na nova geração de defensores do clima, garantindo que as vozes e as preocupações dos jovens da região sejam ouvidas no palco global.
Você pode assistir ao pronunciamento do Governo do Maranhão sobre suas iniciativas na COP30 neste vídeo: Governo do Estado apresenta programas inovadores para preservação ambiental na COP30. Este vídeo é relevante pois mostra a apresentação oficial dos programas do governo do Maranhão, como o “Agentes Ambientais Comunitários”, durante a COP30.
Deixe uma resposta