MP-MA pede bloqueio de bens de oito pessoas por servidores fantasmas em Jatobá
O Ministério Público do Maranhão pediu à Justiça estadual o bloqueio de bens de oito pessoas apontadas em um esquema de servidores fantasmas na Prefeitura de Jatobá, cidade a 422 km de São Luís. O caso corre como ato de improbidade administrativa.
As investigações apontam que, entre 2021 e 2024, o esquema causou prejuízo de R$ 719,7 mil aos cofres do município. A ação foi movida pela Promotoria de Justiça de Colinas.
Os oito investigados ocupavam cargos de agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços gerais, assessor, diretor, vigia, fiscal, agente administrativo e coordenadora de projetos. O maior prejuízo individual é atribuído a Aílton Pereira de Sousa, com R$ 133,6 mil, e o menor a Larissa Helen da Silva Sá, com R$ 4,4 mil.
Em julho de 2024, o MP-MA realizou diligências nas secretarias municipais e encontrou irregularidades. Não havia salas, postos de trabalho nem registros de frequência para os investigados. Servidores de setores vizinhos disseram desconhecer essas pessoas ou as funções que exerciam.
A administração municipal e os investigados não apresentaram ofícios, relatórios, atas ou formulários que comprovassem atividades nos últimos quatro anos.
Além do bloqueio de bens, o MP-MA pediu que cada investigado pague indenização de R$ 30 mil por dano moral coletivo, devolva os valores recebidos, tenha os direitos políticos suspensos, perca a função pública e fique proibido de contratar com o poder público.
Com informacoes de G1 Maranhao.
Deixe uma resposta