Centro do Guilherme — MA | sexta-feira, 26 de junho de 2026
Instagram Facebook WhatsApp
URGENTE
Patrocinador
Brasil

Abandono escolar no 1º ano do ensino médio cai 40% em um ano

Por Centro do Guilherme · Há 2 horas · 26/06/2026 07:21

Abandono escolar no 1º ano do ensino médio cai 40% em um ano

O abandono escolar no 1º ano do ensino médio caiu mais de 40% entre 2024 e 2025. A taxa foi de 3,7% para 2,2%, o menor número registrado desde que o indicador começou a ser medido. Os dados são do Censo Escolar, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, nesta sexta-feira, 26 de junho.

Em 2015, 8,7% dos alunos do 1º ano abandonavam as aulas durante o ano letivo. A marca de 2025 representa uma queda expressiva nesse intervalo de dez anos. O abandono ocorre quando o aluno está matriculado, mas deixa de frequentar a escola ao longo do ano.

Três mudanças ocorridas entre 2024 e 2025 podem estar relacionadas a esse recuo. O programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, passou a oferecer incentivo financeiro a alunos de baixa renda da rede pública. Quem confirma a matrícula recebe R$ 200, quem mantém 80% de presença nas aulas recebe mais R$ 1.800 por ano, e a cada série concluída o estudante acumula R$ 1.000 em uma poupança, sacável ao fim do ensino médio.

O novo ensino médio foi reestruturado em julho de 2024, com mudanças que começaram pelas turmas do 1º ano. A proposta inclui currículo mais flexível e integração com ensino técnico. Além disso, o Censo Escolar 2025 registrou crescimento na educação integral, modelo em que os alunos ficam ao menos 35 horas semanais na escola.

Especialistas apontam que manter o aluno na escola não garante aprendizagem. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica, divulgado em 2025 pela ONG Todos Pela Educação, 7,7% dos concluintes do ensino médio atingiram níveis adequados de conhecimento em português e matemática ao mesmo tempo.

A queda na média nacional não se repete de forma igual em todos os estados. O Acre registrou taxa de 6% de abandono no 1º ano, quase o triplo da média brasileira. Amapá e Rondônia também ficaram acima de 5%.

Com informacoes de G1.

#abandono escolar #censo escolar #educacao #ensino medio #maranhao
WhatsApp Facebook Twitter

Deixe uma resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Descubra mais sobre Centro do Guilherme

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading